Quando começamos a frequentar a academia, é muito comum estarmos super motivados nos primeiros meses e, depois, ir perdendo a empolgação para continuar. Não é fácil manter o foco no treino e continuar com a rotina de atividades físicas.
Começamos a inventar desculpas para não ir treinar um dia, dois dias e, antes que nos demos conta, não estamos mais indo nos exercitar. Entretanto, existem algumas formas de driblar esse desânimo e manter o foco no treino.

Ouça música durante o treino

Não é novidade nenhuma que a música é capaz de mudar o nosso humor, e você pode usar isso a seu favor!
Crie uma playlist com as suas músicas preferidas, desde que sejam animadas. Elas te ajudarão a sentir vontade de se movimentar e fornecerão o gás que falta para executar aquele exercício chato. Afinal, fazer algo escutando as músicas de que você gosta acaba se tornando muito mais prazeroso

Nunca exagere nos exercícios

Esse é um grande perigo para os iniciantes, pois há um grande risco de haver lesões. Por esse motivo é tão importante sempre buscar a ajuda de um profissional capacitado. É ele quem observará as necessidades e possibilidades do seu corpo para adequar o seu treino.
Além disso, um treino muito pesado resulta em dores que, para os mais inexperientes, pode contribuir para um desânimo em continuar treinando.
Ainda, quando o corpo se exercita mais do que consegue se recuperar, ocorre um fenômeno chamado overtraining. Quando isso acontece, o nosso corpo não consegue mais ganhar massa magra com o treino e precisa de um descanso maior para se recuperar. A dica, então, é não exagerar em momento algum da evolução do treinamento.

Estabeleça metas para serem cumpridas em um tempo determinado

Quando não se tem um objetivo bem delineado, não dá para saber para onde estamos indo e não é diferente com os treinos. Quando estabelecemos metas baseadas em um objetivo claro, por outro lado, cada evolução será um motivo de comemoração e incentivo a prosseguir no treinamento.
Além do mais, sabendo onde se quer ir sem dúvida nenhuma fica muito mais fácil chegar lá.

Aproxime-se de pessoas que também querem ter foco no treino

Em geral, aqueles que têm preguiça ou não praticam exercícios físicos tendem a criticar quem é disciplinado com o treino. Isto é extremamente prejudicial à autoestima e ao ânimo de continuar.
Assim, é recomendável que você procure conversar sobre treino e dieta com quem também se exercita, pois assim vocês podem contribuir para a motivação e para o foco no treino um do outro.

Tenha uma alimentação adequada aos seus objetivos

Não importa o quão dedicada aos exercícios você esteja: se você não se alimentar bem, os resultados vão demorar muito mais a chegar. Assim, seguir uma dieta direcionada aos objetivos traçados é fundamental sentir os benefícios do treino mais cedo e, assim, se manter motivado.

Motive-se todos os dias

Como dá para perceber, a motivação é a chave para manter o foco em qualquer atividade da vida, e com o treino não é diferente. Por isso, se manter motivado deve ser um exercício diário.
Comemore os resultados e fique longe das tentações que prejudicam o treino, como o álcool e o cigarro. Nos meses iniciais, logo depois que perdemos aquela primeira empolgação, tudo começa a ficar mais chato, mais complicado e cansativo. O importante é seguir firme, tendo sempre seus objetivos em mente.
Quando você começar a perceber os benefícios que o treino tem proporcionado e como era a vida sedentária de antes, ficará bem mais fácil continuar com a rotina. Tudo isso é fundamental para que você tenha disciplina e perca a preguiça diária para ir treinar.

Fonte: http://sevenfuncional.com.br/

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